Inicio o assunto neste post informando que a minha intenção é levar aos leitores tudo que aprendi e venho apreendendo sobre alimentação saudável, a partir do ano em que passei a me preocupar mais com a minha saúde, precisamente o ano de 1988. Veja meu depoimento.

 

Consciência

alimentomelhor-substituir-alimentos

 

Nesse tempo todo, uma das coisas que mais aprendi foi desenvolver a consciência de que precisava mudar a minha alimentação, e a partir de então eu passei a substituir alguns alimentos que provocavam maior ganho de peso em mim e não tinham os nutrientes necessários, por alimentos de melhor qualidade, sendo que, passei a testá-los um a um para ver aqueles alimentos que davam o resultado esperado no meu organismo e outros não, ou nem tanto.

 

Testes

Pude comprovar que realizar testes com alimentos para ver o resultado funciona individualmente, pois o que pode ser benéfico para mim, pode não ser para você, e o que geralmente fazemos é indicar para outra pessoa aquilo que para nós funcionou muito bem, e acharmos que produzirá o mesmo resultado, e isso pode ser muito perigoso se não houver uma orientação de um profissional da área.

 

Individual

Através de minha própria experiência de vida, e pesquisando muito sobre esse tema, pude descobrir que dieta alimentar é algo muito individual, e é necessário um cuidado muito especial em conhecer melhor o nosso organismo e as reações que ele sofre quando passamos a incluir um novo alimento no dia a dia.

 

Portanto, ao se planejar uma dieta com alimentos melhores e mais saudáveis, deve-se ter em mente que substituir um determinado alimento por outro melhor é o mais recomendado, e nunca excluir aquilo que faz parte da dieta diária, com exceção daqueles que comprovadamente podem estar prejudicando o organismo.

 

Fernando