Mamão: Nomes e Origens

Mamão, também conhecido como papaia no México, em Cuba chama-se fruta-bomba e no nordeste brasileiro é conhecido como passa-raiva.

alimentomelhor-mamão-imagem-01
Mamão Formosa

 

É um fruto típico de regiões tropicais e é facilmente encontrado nos supermercados, feiras livres e sacolões praticamente durante todo o ano.

 

Mamão e Suas Características

Tem polpa macia e muito aromática. Suas cores são variadas, podendo ser vermelha, amarela clara, alaranjada ou rosada.

O fruto tem casca fina e resistente, variando de cor verde escura e, conforme vai amadurecendo, essa cor vai clareando para a laranjada ou amarelada.

 

Mamão: Origem e Formato

Conforme a espécie tem vários formatos, sendo que, o alongado é conhecido como mamão-da-baía, com saliências é conhecido como mamão-da-Índia, o fino e comprido é chamado de mamão-macho ou mamão-corda e com forma arredondada, chamado de mamão-fêmea, os papaias são nativos do México e são menores e geralmente com formato arredondado e o mamão formosa, mais longo, entre 25 e 30 cm de comprimento e 15 a 18 de largura, tem cor alaranjada e com origem na América tropical, sendo um dos frutos mais populares do mundo.

 

alimentomelhor-mamão-imagem-03
Pé de Mamão

 

Mamão pode ser consumido ao natural com açúcar ou mel, como ingrediente de salada de frutas, doces e bebidas. Estando maduro é um alimento excelente, pois a sua polpa é rica em nutrientes e sais minerais (potássio, fósforo, cálcio, ferro e vitaminas A e C).

 

Também tem papaína, que ajuda no bom funcionamento do nosso aparelho digestivo e, também, propriedades laxativas e calmantes, fazendo muito bem para pessoas que têm estômago delicado e auxiliando para quem quer emagrecer.

 

alimentomelhor-mamão
Mamão: Polpa, Semente e Casca

 

Para saber se está bom para o consumo não deve ter rachaduras, partes machucadas ou escuras.

A casca do fruto deve estar limpa lisa e bem firme. Se você comprar um muito verde, pode conserva-lo em casa e embrulhado em papel comum.

Não é aconselhável riscar-se o fruto, pois o leite que sai ao ser riscado é muito nutritivo e dá sabor ao fruto.

Quando está maduro é indicado conservar na geladeira. Evite o freezer e o congelador.

 

 

 

Fonte:

 

www.geocities.com

 

 

Os profissionais da área da saúde são os indicados para avaliar a sua dieta.