alimentomelhor.com-alongamento-casal-se-alongando-imagem-gráfica
Alongamento: casal em alongamento muscular

O que é o alongamento?

Alongamento nada mais é do que o exercício muscular que facilita a flexibilidade dos nossos músculos, e provocam o estiramento das fibras musculares aumentando, assim, o seu comprimento.

O objetivo de se alongar os músculos está em deixá-los mais flexíveis ao executar um movimento no nosso dia a dia ou durante os treinos, tanto ao ar livre como na academia, evitando dessa forma o aparecimento de lesões provocadas pelo esforço muscular.

O relaxamento dos músculos é muito importante para o preparo antes dos treinos e pode ser executado sozinho ou em grupo.

O alongamento pode ser feito por qualquer pessoa de qualquer idade, sem necessitar de grandes condições físicas e atléticas. Pessoas que apresentam problemas específicos como LER – Lesão por Esforço Repetitivo – ou hérnia de disco também podem fazer alongamentos, desde que sejam orientados por um profissional capacitado para isso.

Outra função bastante interessante do alongamento é causar relaxamento do corpo e da mente e pode ser realizado em qualquer horário sempre que sentir vontade.

Veja, abaixo, alguns dos benefícios que o alongamento traz para o nosso corpo, feito de maneira correta, ou seja, lembrando de todos os cuidados necessários e com uma alimentação saudável

 

  1. – As tensões musculares são reduzidas;
  2. – Trazem relaxamento para o nosso corpo;
  3. – Ficamos mais conscientes dos movimentos corporais;
  4. – Ficamos com os nossos movimentos mais leves e soltos;
  5. – Dificultam o aparecimento de lesões;
  6. – Ficamos muito mais preparados para as nossas atividades físicas;
  7. – Nossa circulação é mais ativada;
  8. – Nas escolas podem ser executados por exemplo nos intervalos das aulas, ajudando na respiração, circulação do sangue, melhorando nosso cérebro e aumentando o raciocínio;

 

Como o alongamento deve ser feito

 

Respiração – Ao executarmos o alongamento devemos pensar de início na respiração que é muito importante, pois respirando fundo provocamos o relaxamento de nossos músculos, e é ela quem dita o ritmo do exercício quando é feita lenta e profundamente.

Respeitar os limites – Devemos sempre lembrar de respeitarmos nossos limites, caso contrário, corremos o risco de forçar os tendões e causar lesões nos músculos. Observando isso, não haverá preocupação em atingir o limite

 

Procure fazer alongamentos com regularidade, com a sua mente tranquila e relaxada.

Incorpore em sua rotina diária por exemplo enquanto você faz outras coisas como ler, assistir televisão, ver vídeos, etc.

 

Por que o alongamento precisa fazer parte da nossa vida?

 Porque geralmente levamos uma vida sedentária e comemos alimentos industrializados além do limite ou com esforço intenso em atividades físicas, e isso faz com que haja o encurtamento de nossas fibras musculares, diminuindo a sua flexibilidade.

Tanto num caso como no outro, podem trazer consequências danosas para os ossos e músculos, e a queixa mais frequente são dores lombares, costas, musculatura abdominal fraca, tudo isso relacionado a perda da flexibilidade dos músculos e isso é resolvido de forma bastante eficaz com a prática regular do alongamento.

Em que momento podemos alongar?

 Nos períodos antes e depois de uma atividade física, e isso fará com que os músculos estejam bem mais preparados para receberem a carga das atividades físicas que  virá a seguir, melhorando em muito o rendimento do corpo de forma geral.

Logo ao despertar, o nosso corpo já pede que espreguiçamos e isso já é um alongamento inicial que naturalmente fazemos ao acordar, e depois nos afazeres domésticos, no trabalho em outro lugar ou em viagens prolongadas e sempre que estamos prestes a uma tensão muscular mais forte, se faz necessário o alongamento visando o nosso bem estar físico.

 

Como realizar o alongamento?

 O alongamento é feito até sentir uma certa tensão no músculo, e depois sustente a posição de forma tranquila por aproximadamente 20 segundos e retorne a posição de relaxamento, não esquecendo que os movimentos devem ser lentos e suaves. Atente para a forma correta de executar o alongamento, caso sinta alguma dificuldade nesse exercício, procure um profissional para orientação.

Recomenda-se de início que se combine o alongamento com uma prática de exercícios leves como uma caminhada por exemplo, ou outro exercício aeróbico de sua preferência, e tudo isso aliado a uma alimentação saudável.

 

 

 

Fonte:

Baseado num artigo publicado por

Bruna Joaquim Carneiro, formada em educação física pela Unesp, e em nutrição pela Universidade Sagrado Coração.

 

 

 

Os profissionais da área da saúde são os indicados para avaliar a sua dieta.